Take a look at this page: http://barcorabelo.blogspot.com/

BARCO RABELO (Versão Leve do Blog BR - VILLA REGULA)
UM ACTO DE LIBERDADE!...

SONDAGENS BR&VR


PSD

Sugeria à administração do blog uma sondagem sobre a actuação/comportamento do 'PSD' na vida política da nossa terra...
Muito Boa!
Boa!
Normal!
Má!
Péssima!
  
Free polls from Pollhost.com

Artigo
Comentar
Links para o Artigo
Enviar Artigo por Email

PS

Sugeria à administração do blog uma sondagem sobre a actuação/comportamento do
'
PS' na vida política da nossa terra...
Muito Boa!
Boa!
Normal!
Má!
Péssima!
  
Free polls from Pollhost.com

Artigo
Comentar
Links para o Artigo
Enviar Artigo por Email

CDU

Sugeria à administração do blog uma sondagem sobre a actuação/comportamento da 'CDU' na vida política da nossa terra...
Muito Boa!
Boa!
Normal!
Má!
Péssima!
  
Free polls from Pollhost.com

Artigo
Comentar
Links para o Artigo
Enviar Artigo por Email

CDS

Sugeria à administração do blog uma sondagem sobre a actuação/comportamento do 'CDS' na vida política da nossa terra...
Muito Boa!
Boa!
Normal!
Má!
Péssima!
  
Free polls from Pollhost.com

Artigo
Comentar
Links para o Artigo
Enviar Artigo por Email

CONTADOR

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
segunda-feira, 29 de junho de 2009

CARVALHOSA NO NOTÍCIAS DO DOURO

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "JORGE ALMEIDA - DISCURSO DE APRESENTAÇÃO DE CANDI...":

Caros administradores deste blogue. Acho q o comentário q vou fazer merecia ser postado. Deixa á vossa consideração. Obrigado.

Começo dando os Parabéns ao Notícias do Douro pela entrevista desta semana ao Sr. Carvalhosa. Todos sabemos q a ligação do jornal ao actual poder é grande, mas teve a capacidade de ver aquilo q só a actual câmara faz questão de não querer ver. Sr. Carvalhosa é um Excelente Presidente de Junta, um Homem com obra. Devem estar remoídos com este reconhecimento justo do jornal, não é a melhor altura para a câmara aparecer esta entrevista mas contra factos não há argumentos. A forma simples e directa como aborda todas as perguntas só demonstra a frontalidade, a simplicidade e honestidade do meu presidente e q me deixa cheio de orgulho ter um representante da minha querida Freguesia assim. É gente assim q cada vez mais faz falta á politica. Agora entram nos lugares e querem é mandar em tudo e todos e quem não se vergar a eles serão abatidos de qualquer maneira. Com o Carvalhosa foi o q aconteceu, tentaram abater ao sufocar a Junta financeiramente, tentaram matar as Festas da Ascensão, incumprimento de protocolos, etc, mas um homem assim não verga de qualquer maneira. Com estas atitudes prejudicaram foi Godim e os Godinenses e não o Sr. Carvalhosa. Acabo deixando aqui um abraço ao Sr. Carvalhosa e dizendo q será sempre relembrado como um Godinense no verdadeiro significado da palavra por tudo q fez por Godim e dizendo ao Manel da farmácia q vai ser o nosso próximo Presidente de Junta e quando o for só tem q dar seguimento a este trabalho sem medo de ninguém. GODIM É NOSSO

Ricardo Fonseca

Publicada por Anónimo em VILLA REGULA a 29/6/09 11:12


AQUI VAI...



Entrevista a Fernando Carvalhosa

ND -Tem consciência de que as pessoas que ocupam cargos e que gerem a coisa pública, estão sujeitas aos mais vários comentários, nem sempre justos. Incomoda-o ser às vezes apreciado pelo lado mais negativo?

FC - Antes de iniciar a resposta às suas perguntas, permita que envie uma saudação calorosa e muito especial a todos os Reguenses, particularmente a todos os Godinenses que muito estimo.

Respondendo á sua pergunta quero dizer-lhe que sempre tive plena consciência de que a gestão da coisa pública tem de ser levada muito a sério, com verdade, muita responsabilidade e honestidade, por isso, apesar, como diz ,de estarmos sujeitos a críticas, por vezes injustas, felizmente não me posso queixar porque os Godinenses conhecem bem a minha maneira de ser e a forma empenhada e dedicada como sempre cumpro os mandatos que levo á frente da Junta. No entanto eu próprio reconheço que muitas das críticas a alguns autarcas são bem-vindas e o Povo tem toda a legitimidade de as fazer e só enfia a carapuça quem não tem a consciência tranquila pelo que estou completamente á vontade nesta matéria.

ND - Sabe-se que a maioria destas pessoas (autarcas) fazem isto por prazer. Já algum dia se arrependeu de ter avançado para presidente da Junta de Godim?

FC - Não, nunca me arrependi de ter avançado para Presidente da Junta de Godim, terra que me viu nascer e que prezo muito como é do conhecimento geral, fi-lo essencialmente por Godim e pelo bichinho político que sempre tive, dando o meu modesto contributo em prol da comunidade, fazendo o melhor que sei e que foi possível realizar.

ND - A sua grande força de apoio limita-se apenas ao PS, ou vai colher alguns votos à oposição?

FC – Como é do conhecimento geral sou militante do PS, tenho muito orgulho de ter sido o escolhido e merecido a confiança dos Godinenses, durante 3 mandatos consecutivos e a maior base de apoio está nos militantes, simpatizantes e juventude do Partido Socialista. No entanto, afirmo e tenho a certeza que a minha base de apoio sempre extravasou a força política que me apoia, quer á Direita quer á Esquerda. Como é sabido sou um Autarca que sempre respeitei e tratei todos, digo mesmo todos, de igual forma, independentemente da sua cor política, crença religiosa ou raça e os resultados eleitorais (maioria) que sempre obtive são a prova do que acabo de afirmar.

ND - Sente o apoio dos seus eleitores, ou pelo contrário sente algum descontentamento com o seu trabalho á frente da Junta?

FC - Sempre tive o apoio dos Godinenses e continuo a sentir esse apoio todos os dias apesar dos adversários políticos logo a seguir ás últimas Autárquicas terem começado a dizer mal de tudo e todos. Este apoio que continuo a sentir ao longo destes 4 anos em que o PS perdeu a Câmara tem-me dado muita coragem para zelar por Godim apesar das dificuldades que nos têm criado e não posso deixar de agradecer a todos os Godinenses a sua compreensão e repúdio por quem está a prejudicar uma Freguesia que faz parte da cidade da Régua e deve ser tratada com respeito e em pé de igualdade com as outras.

ND - Há quem o critique por ter abandonado o PCP, e filiar-se no PS no intuito de se candidatar à Presidência da Junta, pois aqui teria mais hipóteses de a ganhar. Aceita esta crítica?

FC - Esta crítica já é muito velha e as pessoas nunca deram grande importância, no entanto não vou deixar de lhe responder: Eu considero-me um dos fundadores do PS da Régua e digo considero-me porque na ocasião era militar, não me podia inscrever no Partido e por isso nunca constei oficialmente como tal. Ali militei, sem estar inscrito, logo a seguir a 25 de Abril de 1974. Depois houve uma incompreensão qualquer, zanguei-me e aderi ao PCP Partido em que militei e estive inscrito muitos anos. Concorri pela CDU e cheguei a Secretário da Junta no último mandato do Sr. Anselmo. No final do mandato o Partido Socialista e o Dr. Vítor Almeida convidaram-me para encabeçar, como independente, a Lista do PS á Junta de Godim e unicamente com o espírito de pôr alguma da minha experiência ao serviço da minha terra, decidi aceitar este desafio, dando conhecimento ao meu Partido de então.. Aproveito para informar que só me inscrevi no PS passados 4 ou 5 anos depois de ter ganho o 1º mandato, como devem compreender tornou-se inevitável pois o PCP ficou zangado comigo e como Presidente eleito nas listas do PS não fazia sentido continuar independente e regressei ás origens. Não me arrependo e tenho muito orgulho do meu passado político pelo que não necessito de esconder o que é de todos bem conhecido.

ND - Neste tempo de crise em que vivemos, onde as pessoas de mais fracos recursos estão a ser deveras fustigadas, qual o papel das autarquias, em especial as Juntas de Freguesia na ajuda aos mais necessitados?

FC – Sem dúvida alguma que estamos a viver uma grande crise e há muita gente a necessitar de apoio e nós Junta lamentamos pouco poder fazer porque também somos vitimas dessa mesma crise mas estamos sempre prontos a participar com umas pequenas ajudas como encaminhar as pessoas para outros Organismos, telefonar e enviar faxes para resolver problemas vários das famílias, passar gratuitamente documentos para instruírem os pedidos, certificação de fotocópias gratuitas, todo o tipo de atestados gratuitos e quando a infelicidade nos bate á porta ou aos nossos familiares ente queridos (este ano tem sido de mais), a utilização da Casa Mortuária, é sempre gratuita.

Eu compreendo a pergunta e sei que se refere a outro tipo de ajuda, mais premente do dia-a-dia das famílias mas, sinceramente neste momento a Junta também não dispõe de condições para o fazer e acreditem que é com o coração desfeito que, por vezes, temos de dizer não.

ND - Fala-se que na próxima lista do PS à Câmara, o Sr. aparece em numero 2. Merece-lhe algum comentário?

FC - A esta pergunta apenas posso afirmar que é pura especulação pois sendo membro do Secretariado do Partido Socialista apenas sei que o nosso candidato á Câmara da Régua é o Dr. Jorge Almeida e desconheço quem serão os restantes elementos.

ND - Qual a grande obra que gostava de ter feito mas que por algum motivo não foi capaz de concretizar?

FC – Sim gostava. Aquele local está deplorável e sempre o defendi. Gostava de ter feito uma obra que prometi aos Godinenses e já estava acordada caso o PS tivesse ganho a Câmara e que passado todo este tempo ainda não foi possível por má vontade do actual executivo, trata-se de fazer uma Cobertura Exterior á Casa Mortuária e a requalificação de todo o largo junto ao Cemitério, compreendendo calçada nova com pedrinha pequena, mais lugares de estacionamento, iluminação e bancos novos sem destruição das árvores novas que muito trabalho tem dado á Junta de Freguesia para estarem como estão.
Como sempre disse, o lugar da Igreja, é a nossa sala de estar da Freguesia, em dias de Festa, cerimónias religiosas, casamentos, baptizados, missas etc. etc., o anterior arranjo já foi feito pela Junta há mais de 10 anos e neste mandato já quisemos fazer a sua requalificação mas não obtivemos a colaboração desta Câmara (Parece que vai arrancar brevemente para as eleições).

Também gostava de dar uma palavra de satisfação pela melhoria do Bairro das Alagoas e dizer que apesar de ser levada a cabo pela Autarquia foi graças ao actual Presidente da Junta que, inconformado com a degradação a que o Bairro chegou, localizado no centro da Freguesia, procedeu várias vezes á sua limpeza e poda das árvores, tudo fez junto do Responsável Norte do ex-IGAPHE e da ex-câmara Municipal de Vítor Almeida para que o projecto nascesse e fosse aprovado, os apoios viessem, a obra arrancasse e hoje apenas lamentamos a forma morosa e descontrolada como esta última fase está a ser levada a cabo, causando muitos transtornos e mau estar aos moradores do Bairro.

Os moradores sabem que tudo isto é verdade e que a Associação dos Moradores e Amigos do Bairro das Alagoas também foi fundada pela Junta de Freguesia conforme se pode ver pela escritura de constituição, publicação no Diário da República, etc., o que sem tudo isto ainda hoje o Bairro estaria na mesma.

ND - A festa da Ascensão já faz parte da vida da freguesia e está a impor-se com bastante afinco no panorama dos eventos bastante procurados da urbe reguense. Foi o Sr. o grande impulsionador desta festa ao reavivar um costume já perdido no tempo.

FC – Sem dúvida alguma que a Festa da Ascensão, apesar de muitos obstáculos que nos têm sido colocados e, como ficou provado este ano, ao ser comemorado o X Aniversário da organização da Junta de Freguesia, enche de orgulho todos os Godinenses bem como centenas para não dizer milhares de pessoas que nos visitam naqueles dias.
Faz parte da vida da Freguesia mas também da nossa cidade da Régua e é com muita mágoa que vejo os responsáveis da nossa Cidade a não compreenderem esta tradição religiosa, também cultural e turística pois, posso garantir-lhes que, esta Festa, começa a trazer gente de muito longe, Lisboa, Cascais, etc., gente que tem as suas Quintas no Douro e não me estou a referir ao facto do aproveitamento politico, duma força partidária, que andou por aí com as Televisões.
Esta Festa que, a Junta de Godim, fez renascer das cinzas e que de ano para ano está mais pujante, a seguir ás Festas em honra de Nossa Senhora do Socorro, deveria ser a Festa da cidade da Régua mais apoiada pela Autarquia, o que não acontece actualmente.

ND - Por fim diga-nos quais foram as grandes obras do sua Presidência?

FC – A sua pergunta pressupõe outras obras mas por favor deixe-me começar por aquelas que para mim mais valor têm e que muita gente mal se apercebe, assim as grandes obras da minha Presidência foram: o dia-a-dia, a capacidade de respostas a todas as situações surgidas, o protagonismo e respeito que Godim reconquistou, o crédito que a Junta tem na praça da Régua e fora dela como pessoa de bem e respeitadora dos seus compromissos, o diálogo com o Povo duma forma amiga, permanente, fraterna, sempre disponível para ajudar e ouvir, contribuir para a sua urbanidade colaborando com a Autarquia ao emprestar dois fundos para instalação da Ludoteca para os nossos filhos e netos e outra para ajudar os Jovens mais necessitados do concelho da Régua a CPCJ que funciona no Bairro da Alagoas, nas antigas instalações da Junta, colaborando diariamente com o Jardim Infantil, a participação com outras Instituições para a obra do Bairro das Alagoas, a criação do Brasão, Bandeira e Símbolos da Freguesia e só agora vêm as obras da sua pergunta e aí seria preciso um rol imenso para as enumerar pelo que tentarei relembrar só algumas: Finalização da construção da nova Sede da Junta de Freguesia, Salão Nobre, Gabinete, mobiliário, muros exteriores, passeios e gradeamento, Escadas do Olival Basto, Muro e Largo das Lages, Compra de 2.1OO m2 de terreno no lugar do Vale, construção dum campo e parque infantil no Vale, Pavimentação do Largo de Sergude, Construção dum Parque infantil no Bairro do Fundo de Fomento, construção dum alpendre para a terceira idade com mesas e bancos na Fonte Velha da Cederma, Escadas da Linha no Salgueiral, saneamento da Barroca Velha que desaguava na Avenida do Douro, manilhamento das águas pluviais que vinham de Sergude e atravessavam o Salgueiral a céu aberto, junto ao Sr. Emídio, Construção dum largo no lugar do Souto para dar acesso automóvel, Alcatroamento e alargamento do Lugar de Ariz, alcatroamento do caminho junto ao café 25 de Abril na Ribeira do Rodo, calcetamento e arranjo do caminho da Lousada, entrada automóvel e alcatroamento do lugar do Pilar, requalificação da Barroca com captação das águas pluviais e alcatroamento, alcatroamento do caminho de Mera (Moinhos) abertura da estrada e primeiro troço de alcatroamento no lugar do Paço, muro no caminho das traseiras do Pingo Doce, caminho velho da Cederma, vários caminhos reparados e dezenas de postos com pontos de luz em vários locais da Freguesia, etc., etc., etc., vou ficar por aqui porque nunca mais acabaria o rol e termino com a obra em curso e que brevemente estará pronta, a Garagem da Junta com a área de 170 m2, que dará para várias valências e o lançamento dum livro para os nossos filhos melhor conhecerem as cores, história e simbologia da Freguesia de Godim, cidade da Régua.
Há dezenas de obras pequenas que fica por mencionar como a bomba eléctrica no tanque da Costa do Vale e que para as pessoas que utilizam o tanque, pela melhoria que lhes trouxe, foi uma grande obra, isto apenas para dizer que o conceito de grandes obras é muito relativo, para uns tem de ser algo grande em local que dê no olho, para outros o meter uma grelha a direccionar a água que sempre os afligiu ou desentupir uma sarjeta que incomodava há anos, em qualquer canto da freguesia, é uma grande obra.
Termino agradecendo esta entrevista e desejando um Feliz Aniversário ao Jornal Noticias do Douro na pessoa do seu Exmº Director por ser o único Jornal local que deu cobertura ás Festas da Ascensão de forma digna e sem medo de ninguém.

Aos ilustres Godinenses e a todos que vieram de fora para viver na nossa Freguesia, o meu muito obrigado, pela confiança em mim depositada, acreditem que até ao último dia da minha Presidência tudo farei para honrar Godim e não defraudar aqueles que sempre confiaram no Partido Socialista.
Muito obrigado a todos e desde já uma promessa, que é um compromisso e será uma certeza - podeis sempre contar comigo, onde quer que eu esteja e esteja como estiver.
Permita-me gritar bem alto o que me vai na alma ...
Viva Godim
Viva a cidade do Peso da Régua.
Obrigado.

Nota da Redacção. Desta forma tão política, mas bairrista e sincera, o nosso entrevistado terminou, e nós, agradecemos a amabilidade e simpatia sempre demonstrada no decorrer destes anos, razão pela qual é justo na hora da despedida confessarmos a nossa grande consideração e apreço pelo Fernando Carvalhosa, transmitindo-lhe desde já que o Notícias do Douro continua a estar à sua inteira disposição.
Independentemente do que alguns possam dizer ou pensar nós estamos sempre com quem faz obra, com quem tem capacidade, leais a quem não nos morde ou tenta morder, independentemente da cor política, social ou religiosa. Quanto à cobertura das Festas da Ascensão não foi favor, mas um dever, uma obrigação, pela grandiosidade do evento e feito encarado com verdadeiro profissionalismo por essa Junta de Freguesia.
Carvalhosa, pela nossa parte um até breve e tudo, tudo, de bom.

in Notícias do Douro - Edição de 26-06-2009
foto do Notícias do Douro

http://www.meebo.com/rooms

Games Provided By mehmetjan.com


O WAIADAS.PRG POSSUI LIVRO DE RECLAMAÇÕES
Se desejar reclamar clique no Livro

Link gentilmente autorizado por waiadas.prg
O BR / VR agradece a gentileza

Seguidores

Arquivo

Etiquetas